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August 2023

Homo Faber NextGen - Homo Faber Fellowship - INTERVIEWS DUOS

Homo Faber Fellowship:
Vanessa Barragão & Yaroslava Shkurat
Design têxtil - Portugal

Mestre artesã: Vanessa Barragão, design têxtil, Portugal

Aprendiz: Yaroslava Shkurat, Ecole Duperré, Ucrânia

 

Upcycling de resíduos no âmbito do design têxtil de Portugal até à Ucrânia; descubra esta dupla com uma filosofia em comum.

 

No seu atelier no sul de Portugal, a designer têxtil, Vanessa Barragão realiza tapeçarias artesanais altamente criativas a partir de têxteis reciclados. As suas peças demonstram o seu domínio de técnicas tradicionais como o gancho de trava, o croché e feltro e a maneira como as utiliza de forma contemporânea para transmitir mensagens importantes sobre as ameaças atuais que o nosso planeta enfrenta. A jovem designer têxtil ucraniana Yaroslava Shkurat terminou recentemente um curso de bordados na Ecole Duperré em Paris, após seis anos de estudos de tecelagem e tapeçaria em Lviv. Fascinada pela tecelagem de têxteis a partir de tecidos desperdiçados ou usados, colaborou recentemente com um designer de moda para criar uma coleção de têxteis únicos.

 

Yaroslava: O que despertou o seu interesse pelo design têxtil?

Vanessa: Estudei design de moda em Lisboa, mas percebi rapidamente que não era para mim. Quando era criança, desenhava muito e gostava de fazer croché, que os meus avós me ensinaram. Por esse motivo, durante o meu mestrado comecei a explorar mais o mundo dos têxteis. Nessa altura, fiz a minha primeira tapeçaria. Quando terminei os meus estudos, fui trabalhar para uma fábrica de têxteis no Porto e criava peças nos meus tempos livres como hobby. Abri o meu primeiro atelier em 2018, altura em que comecei a receber mais encomendas.

 

Vanessa: Porque motivo escolheu o design têxtil?

Yaroslava: Quando era pequena, interessava-me por pintura e, mais tarde, decidi inscrever-me numa escola de arte. Estava a tentar escolher o departamento e, como adorava cores, o professor sugeriu a tecelagem. É semelhante à pintura, pois permite-nos brincar com as cores e com as texturas. Depois especializei-me em tapeçaria.

 

Yaroslava: O que tem de especial o seu atelier em Albufeira?

Vanessa: Recentemente mudei para um atelier maior, para ter espaço para mais colaborações. Quero criar uma comunidade artística aqui no sul de Portugal – um espaço de intercâmbio, de conversas – fiquei inspirada com a cena artística vibrante do Porto e agora tenho as instalações para concretizar algo semelhante. A técnica que mais utilizo é o tufagem manual, o qual requer grandes teares, pelo que o espaço é essencial. Voltei para Albufeira porque a minha família é daqui, pela sua luz natural e pelo oceano à minha porta.

 

 

 

 

Vanessa: A Ucrânia tem alguma tradição de tecelagem que a tenha influenciado?

Yaroslava: Sim, a parte ocidental da Ucrânia é conhecida pela tecelagem artesanal tradicional. Existem muitas ovelhas nessa zona e os artesãos fazem tapetes com a lã.  É muito diferente da tecelagem contemporânea, mas é inspirador ver os antigos teares manuais a serem utilizados.

 

Yaroslava: Utiliza resíduos de tecido para as suas tapeçarias. Como é que esta ideia surgiu?

Vanessa: Compro restos de fábricas de têxteis do norte de Portugal. Tive essa ideia quando estava a trabalhar numa fábrica de têxteis no Porto e vi a quantidade de desperdício que existia. Os têxteis já estão coloridos quando os recebemos – mas temos de os limpar, embalar e armazenar para estarem prontos a usar. Para a saúde do nosso planeta, precisamos de encontrar métodos de produção que sejam sustentáveis e a utilização de técnicas tradicionais proporciona uma solução criativa para a reciclagem de resíduos.

Vanessa: O que pretende transmitir com as suas criações?

Yaroslava: Quero mostrar às pessoas que não precisamos de estar sempre a produzir novos materiais, sendo que podemos utilizar o que temos disponível – via o upcycling e a reciclagem. Quero ilustrar como os materiais reciclados podem funcionar na alta costura, não devendo ser considerados "fora de moda".

 

Yaroslava: O que é que inspira as suas tapeçarias?

Vanessa: O meu fascínio pelo oceano com o seu mais belo ecossistema escondido debaixo da sua superfície. Adoro tornar o mundo marinho visível para mostrar as ameaças que enfrenta, tal como o branqueamento dos corais devido ao aquecimento global. Levar as minhas criações para a casa das pessoas, para museus e galerias é uma forma de mostrar às pessoas o que está a acontecer aos nossos oceanos e de as sensibilizar.

 

Vanessa: Qual é o seu sonho para o futuro?

Yaroslava: Ter o meu próprio atelier na Ucrânia, utilizando apenas materiais reciclados. Trata-se de um conceito que não existe atualmente na indústria têxtil ucraniana. Gostaria de inspirar esta abordagem com a realização de peças.

 

Yaroslava: Qual foi a principal razão para concorrer ao Fellowship?

Vanessa: Tenho sempre estagiários, normalmente durante períodos de três meses cada. Ajudamo-nos uns aos outros – isso dá-me a oportunidade de transmitir os meus conhecimentos e competências que fazem parte da cultura do meu país. Quando comecei, não sabia como gerir o meu próprio atelier e o meu próprio negócio – isso não é ensinado nas escolas. Quero dar as boas-vindas aos jovens criativos para virem ver cada parte do processo e experimentar – é isso que me motiva. Assim, se um dia quiserem abrir o seu próprio estúdio, terão uma ideia melhor de como o fazer.

Vanessa Barragão e Yaroslava Shkurat são uma das 21 duplas seleccionadas de artesãos estabelecidos e colegas que participam na primeira edição da Homo Faber Fellowship.

 

Saiba mais sobre o programa em michelangelofoundation.org

Notes for editors

 

Homo Faber Fellowship is an education programme which assists with the professional integration of talented  graduates into the craft sector. The seven-month Fellowship incorporates a month-long entrepreneurial and creative masterclass certified by ESSEC Business School at Joana Vasconcelos’ atelier, and a six-month sponsored placement in the workshop of a master artisan. Designed for duos of master artisans and young talents, the Fellowship facilitates the transmission of skills. The programme marks the beginning of a long-term partnership with Jaeger-LeCoultre who share the Foundation’s vision for the future of craftsmanship. The first edition is taking place in five European countries in partnership with local members of the Foundation’s network. michelangelofoundation.org

 

The Michelangelo Foundation for Creativity and Craftsmanship is a non-profit institution based in Geneva which champions contemporary craftspeople worldwide with the aim of promoting a more human, inclusive and sustainable future. The foundation seeks to highlight the connections between craft, the wider arts and the design world. Its mission is to both celebrate and preserve craftsmanship and its diversity of makers, materials and techniques, by increasing craft’s everyday recognition and its viability as a professional path for the next generations. From the engaging education programme the Homo Faber Fellowship to its signature digital project the Homo Faber Guide and international exhibition the Homo Faber Event, the Foundation is fostering a cultural movement centred on master artisans and rising stars.

michelangelofoundation.org

homofaber.com

 

 

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